Scroll
Personalização
Personalização
Customize
Customize
Newsletter

Está aberto o período de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART), com fecho a 1 de abril.


Regulamentação

Este Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato previsto no Decreto Legislativo Regional nº34/2012/A, de 25 de julho e regulamentado pelo Decreto Regulamentar Regional n.º 1/2013/A, de 27 de fevereiro, determina a concessão de subsídios não reembolsáveis e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal no âmbito da economia regional, sendo que o apoio a receber é atribuído ao abrigo do Regulamento (CE) n.º 1998/2006, da Comissão, de 15 de dezembro de 2006, relativo à aplicação dos art.º 87.º e 88.º do Tratado aos auxílios de minimis, publicado no Jornal Oficial da União Europeia L 379, de 28 de dezembro de 2006.


Que projetos são apoiados?

No âmbito do SIDART são apoiados projetos como:

- Formação;

- Qualificação e inovação do produto artesanal;

- Comercialização e promoção;

- Investimentos em estruturas e equipamentos;



Período de candidatura

As candidaturas ao SIDART decorrem numa única fase de 1 de março até 1 de abril do corrente ano, através da plataforma sidart.azores.gov.pt/sidart.



Em que nós podemos ajudar os artesãos?

A Lava pode ter um papel crucial no artesanato, proporcionando maior alcance, promoção eficaz, aprendizagem acessível, gestão eficiente, personalização e preservação das tradições. Os artesãos podem vender para o mundo inteiro, promover produtos através das redes sociais, aprender novas técnicas online, gerir negócios de forma mais eficaz, criar produtos personalizados e preservar práticas tradicionais. A digitalização abre portas para o crescimento e sucesso no artesanato, conectando artesãos a uma audiência global e capacitando-os com ferramentas modernas.



Curiosidade

A imagem utilizada para ilustrar este artigo faz parte de um projeto promocional do artesanato dos Açores, desenvolvido para a Adeliaçor. Este projeto incluiu um levantamento fotográfico de peças de artesanato de referência das ilhas do Corvo, Flores, Faial, Pico e São Jorge, a produção e distribuição de individuais de mesa na restauração local e a colocação de passadeiras publicitárias gigantes nos gateways aéreos das ilhas em questão.